Quarta-feira, 15 de Julho de 2009

O Circuito Pré-Histórico da Nave

 

A Nave é uma zona de planalto que ocupa essencialmente os concelhos de Moimenta da Beira, Vila Nova de Paiva e Castro Daire. Encontra-se delimitada pelas serras de Montemuro e da Lapa, bem como pelos vales dos rios Paiva, Vouga e Távora. Apresenta cotas que vão desde os 600 aos 1000 m, atingindo o seu ponto mais alto a Sudoeste da povoação do Porto da Nave (1016 m), zonas de nascente de vários cursos de água, entre os quais o Paiva e o Varosa.

Na tentativa de recuperar alguns sítios arqueológicos existentes nesta paisagem serrana e, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento turístico-cultural do concelho, a autarquia de Moimenta da Beira decidiu criar o Circuito Pré-Histórico da Nave.

O circuito foi elaborado pela Empresa Arqueohoje – Conservação e Restauro do Património Monumental, Ldª (Viseu), em 1999, através de uma estrada de terra batida com cerca de 15 kms de comprimento, em torno das freguesias de Peravelha, Ariz e Alvite.

 

Estátua-Menir de Peravelha

 

Os monumentos pré-históricos que o integram são os seguintes: Orca da Fonte do Rato, Orca do Bebedouro I, Bebedouro II, Chã das Lameiras, Orca Grande, Orca de Seixas, Orca das Carquejas, Estátua-Menir de Peravelha (ver imagem) e o Povoado do Castelo (esta é a ordem dos monumentos para quem inicia o percurso a partir da Quinta dos Caetanos, freguesia de Alvite).

Uns foram devidamente intervencionados e recuperados (como foi o caso da Orca de Seixas) e outros simplesmente limpos, vedados e sinalizados.

Este circuito encontra-se devidamente auxiliado por uma brochura promocional, placas sinalizadoras, painéis explicativos (junto aos monumentos), onde o visitante poderá observar e compreender uma necrópole megalítica, uma estátua-menir e um povoado amuralhado. Além disso, acaba por ser um passeio único e agradável, onde também poderá admirar os ricos e diversificados recursos paisagísticos/ecológicos locais.

Contudo, para justificar este projecto turístico-cultural, recomenda-se a limpeza/manutenção periódica dos locais recuperados/valorizados, mormente no retardamento da vegetação e substituição do equipamento (sinalética) entretanto vandalizado.

 

José Carlos ( Arqueólogo)

 

publicado por naveserra às 17:44

link do post | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Em terra de Lobos

. Nascer do sol na Nave

. Consórcio Ventinveste res...

. Construção do Parque Eóli...

. Caminhos da nave

. Penedo do Lagarto

. Quercus apresenta ...

. O parque e o lobo

. Câmara e juntas de fregue...

. Parque Eólico do douro Su...

.arquivos

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

blogs SAPO

.subscrever feeds