Quarta-feira, 8 de Julho de 2009

Escrevo à Nave

 

Deste lado do quotidiano procuro, ainda, uma boa lembrança dessa serra que me acolheu lá para os lados de Moimenta da Beira. E eu nada lhe era, mas ela amamentou-me como se me tivesse parido. A Nave foi, para mim, uma mãe-de-leite. Daquelas que partilham o leite de seus filhos e o dividem com outros mais necessitados, seja qual for a circunstância.

E a minha circunstância foi sempre a mesma. Longe de casa, com uma enorme vontade de experimentar “abraços de Terra(s)”. Abraços de gente. E lá foi assim. Um abraço enorme feito de urze, antas, penedos e fontes. De tamancos de pau. De meias de lã. De portas abertas, lareiras acesas e mesas postas. De uma manta de lã. Tão pequena mas quente. Com ela cheguei a matar fome à alma. Sim, porque a alma alimenta-se de corações, sorrisos e mãos (dadas).

Da Nave fiz a minha casa, amizade coberta de colmo. Admiração pelas gentes. História de encantar. Ainda me vejo a deambular naquela imensidão de passado, de raízes fundas. Ainda me vejo pequena entre as fragas, as carquejas e as maias. Nunca tive frio, apesar do gelo me cortar a cara. Nunca estive só, apesar de – ali – estar mais perto de mim. Muitas vezes, estive perto de mim.

Depois, facilmente revejo rostos de gente. Gente a teimar nos dias e na vida. Ensinamentos carregados de sabedoria e paciência.

Escrevo à Nave porque lhe devo. E, dificilmente, lhe pagarei um dia. Quiçá tenha de lá voltar. Para cumprir uma promessa.

Ir à Nave porque também lhe pertenço. Quer queira quer não.

Lurdes

publicado por naveserra às 21:39

link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Em terra de Lobos

. Nascer do sol na Nave

. Consórcio Ventinveste res...

. Construção do Parque Eóli...

. Caminhos da nave

. Penedo do Lagarto

. Quercus apresenta ...

. O parque e o lobo

. Câmara e juntas de fregue...

. Parque Eólico do douro Su...

.arquivos

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

blogs SAPO

.subscrever feeds